BOAS VINDAS

BOAS VINDAS
OBRIGADA PELA VISITA!!!!!!!
Powered By Blogger

SIGA-ME "Uma andorinha só não faz verão"

Total de visualizações de página

Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 4 de junho de 2016

Minha Vida na Fazenda

Na minha casa na roça, tudo começava bem cedo o despertador sempre era o galo dono do terreiro acompanhado de uma sinfonia bem animada de outros galos, assim que o Sol despertava no horizonte iniciava a labuta do dia dia.
Mamãe acendia o fogo no fogão a lenha, e logo, logo o café exalava seu aroma contagiante.Para acompanhar o café ela fazia Angu doce, você já comeu? não igual ao da minha mãe, feito com fubá de moinho d'água, e 
 rapadura, era muito bom após esfriar. Queijo e coalhada nunca faltavam. Em outras ocasiões comíamos batata doce, inhame com rapadura, abóbora cozida com a casca acompanhada de rapadura raspada, feita por meu pai no engenho da casa do meu avô. Outras iguaria eram as broas de fubá assadas na panela com brasa encima da tampa. Biscoitos fritos de polvilho, tomávamos mel silvestre quando havia e pão quando tinha, era dormido, papai comprava na rua e os que de vez em quando eram vendidos por padeiros que os traziam em lombo de burros. E batata assada na brasa? Não posso esquecer do arroz doce.Milho verde no final do ano época da colheita. Ummmm!!! mingau de milho verde, pamonha que mamãe não tinha muito tempo para fazer, dizia ser muito trabalhoso.
 Era tudo muito simples mas em nossa casa havia muita fartura, frutas da época, como laranja e mexericas no meio do ano além de outras, muitas mangas variadas na época do Natal. A produção de bananas de todas as espécies era muito farta, havia tanta banana que no paiol elas perdiam, nas bananeiras servindo de  alimentos para os pássaros, que haviam em abundancia.
 Toda casa mineira tinha uma horta com couve, cebolinha, salsa, alface, almeirão e repolho. Nossa horta inovou produzindo beterraba, pimentão, cenourinha até couve-flor. Alho também era plantado em canteiros dentro da horta.
Após o desjejum rápido sem muita conversa o Geraldo acompanhava a mamãe, iam para o curral tirar leite das vacas, era muito leite jogado aos porcos. Minha mãe fazia queijo, tudo para o consumo da casa e agregados, não vendia nada nem os ovos que perdiam, fazendo a farra dos gambás. O terreiro era cheio de galinhas, galos e pintinhos que era impossível saber a quantidade. Quando uma galinha sumia, podia esperar, estava chocando no mato e aparecia com uma ninhada de pintinhos, isto se o gambá não os encontrasse primeiro, coitada da mamãe galinha porque la se ia sua ninhada, futuros filhos.
O meu irmão o José, debulhava o milho e levava para o moinho, esta era sua tarefa diária. Foi um alívio quando nosso pai comprou uma máquina debulhadeira.
Todos desempenhavam tarefas específicas  e se ajudavam mutuamente. O mais velho o fiote, ajudava meu pai cuidando da boiada, tratar dos porcos era a tarefa do joão, o chiqueiro era enorme, os porcos tinham um brejo inteiro para se esbaldarem. Havia muito o que fazer. Além de terem estudado no tempo certo. Meu irmão mais velho foi para a cidade completar os estudos mas preferiu trocar os bancos da escola para tocar boiadas com papai. 
Eu estudava fora desde os seis anos, quando estava em casa era só brincar com minhas primas, cozinhar nas minhas panelinha de ferro, que possuo até hoje e era o melhor de tudo.
Nossa casa era uma fazenda muito velha, feia enorme, me dava medo andar pela casa.  Isto mesmo era muito feia tinha pertencido a outros anteriormente. Na frente tinha um alpendre enorme ou seja uma varanda onde meu pai recebia seu parceiros de negócios,comprar e vender bois. Local de muitas conversas sobre tudo, um dos assuntos que me lembro era sobre Getúlio Vargas que suicidou quando eu tinha dois anos, falavam muito de JK. A vassourinha do Jânio Quadros um bóton de lapela, significando a limpeza que ele ia fazer, dizia que ia acabar com a sujeira política do Brasil, circulava pela casa,tinha até uma musiquinha:"varre, varre vassourinha..."
 Por ocasião do plebiscito sobre parlamentarismo se perdiam na eleição do sim ou não e diziam sem entender se votamos sim vai que é ruim e se votamos não podemos estar perdendo uma coisa boa.Devem ter votado pelo não pois diziam que governo não faz nada que presta pelos pobres e o não venceu.
Lá em casa tínhamos um ganso que fazia a maior festa quando meu pai chegava, como nossa casa era alta acima do chão este ganso percorria por debaixo acompanhado meu pai em cada cômodo, fazendo uma grande algazarra. Era emocionante o contato e afeição entre os dois. Sempre tivemos muitos cães, mas o último o Japy inesquecível, foi doado par longe por ocasião da mudança onde continuou dando alegrias aos novos donos, impondo respeito até no galinheiro, kkkk. Em relação aos animais, difícil esquecer os dois papagaios que viveram muitos anos e nos acompanharam quando mudamos da fazenda.
Os papagaios repetiam tudo que era falado em casa, um deles chamava o Geraldo à tarde gritando: o Geraldo vai apartar as vacas, tá  na hora.

Quadro de Tarsila do Amaral  FAMÍLIA
Realmente não dá para esquecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISITADAS

Postagens populares

Postagens populares

POSTAGENS MAIS ANTIGAS

  • veja todas as postagens:

Pesquisar este blog

BOTAAGUANOFEIJAO

Uma tribuna livre. Entre leia e comente Um caldeirão democrático sempre cabe mais um .... Aqui vale a livre manifestação do pensamento de autoria do botaaguanofeijao, salientando que não existe pretensões literárias, escreve porque sente prazer em manifestar sua opinião, escreve pelo simples gostar de escrever. SEJAM BEM-VINDOS ! Deixe sua opinião. PARTICIPE DESTE BLOGGER: " Um galo só, não tece uma manhã... Uma andorinha só não faz um verão..." BOTAAGUANOFEIJAO

C U R I O S I D A D E S :







CURIOSA AQUI SOU EU.....


Q U E M S O U E U

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Alguém que se interessa pela comunicação, informar e manter-se informado. E NÃO FICA NA JANELA VENDO A BANDA PASSAR, SEGUE ATRÁS.

Postagens populares

PARTICIPE, UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ UM VERÃO

VOCÊ É CONVIDADO, ENTRE E FIQUE À VONTADE,











ATRIBUNA ESTÁ LIVRE, DEIXE SUA OPINIÃO













UM GALO SÓ, NÃO TECE UMA MANHÃ...













ENTRE !! COMENTE !!













Este blog contém a minha opinão pessoal, exerço aqui a liberdade de expreção.Falo o que penso , mas você pode contrapor o que digo, para isto faça comentários.
Estou esperando, sua participação que é muito importante para o crescimento deste blog, o Botaaguanofeijao.
















FAÇA PARTE DA CONSTRUÇÃO DESTE BLOG !!!















UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO










































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Postagens populares

Postagens populares